UIJLP, AMAPAR e EMAP realizam a formatura de 17 magistrados de países de expressão em língua portuguesa.

Assesoria de Comunicação, 06.09.2022

A União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa – UIJLP, a Associação dos Magistrados do Paraná – AMAPAR e Escola da Magistratura do Paraná – EMAP, fizeram no dia 1º de set a formatura dos magistrados africanos que participaram do curso de Interpretação, Argumentação e Justificação das Decisões Judiciais.

O curso abrangeu 17 magistrados de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, sendo o terceiro evento realizado em parceria com as três entidades.

Na abertura do ato, realizado via internet, o presidente da AMAPAR, Jederson Suzin, enfatizou a necessidade de constante atualização e a dedicação das instituições envolvidas.
“E, mais que isso, a importância de quebrarmos fronteiras via troca de informações e experiências com colegas de outras nações, como evidencia um curso como este”, completou.

Para o presidente da UIJLP, o juiz Carlos Pedro Mondlane, o curso mais uma vez constituiu oportunidade de estreitamento dos laços de amizade entre os magistrados de expressão em língua portuguesa. Afirmou, ainda, o sucesso da iniciativa de formar os magistrados e reiterou o agradecimento à AMAPAR, à EMAP, e às demais Associações que fazem parte da UIJLP.

O desembargador Clayton Maranhão falou no ato em nome da Emap e destacou a responsabilidade da organização, com o papel de provocar a diferença na vida das nações irmãs, ao prover formação aos magistrados em matérias de interesse técnico e humano.

Por sua vez, o juiz Geraldo Dutra de Andrade, Secretário Executivo da UIJLP, destacou o papel da UIJLP na congregação de interesses comuns dos juízes lusófonos, sendo a aposta na capacitação e elevação de competências a premissa basilar do evento.

Coube ao juiz moçambicano Hermenigildo Pedro Chambal falar em nome dos formandos e destacar a relevância da formação para o enriquecimento pessoal e igualmente, para o benefício da magistratura no país onde atua.

Agradecimento especial foi dado ao diretor-geral da Emap, Osvaldo Canela Junior, e aos juízes José Ricardo Alvarez Vianna e Tiago Gagliano Pinto Alberto que ministraram o curso.

Assista Aqui:

Rua Ivone Silva, nº 6, Lote 4 , 19º Dtº do Edifício Arcis - Lisboa - Portugal