UIJLP faz assembleia geral com destaque à apresentação de relatórios sobre a situação atual do Judiciário dos países lusófonos

Assesoria de Comunicação, 09.12.2021

Representantes da União Internacional de Juízes da Língua Portuguesa (UIJLP) participaram no sábado (4), em sistema de videoconferência, da assembleia geral da entidade.

Como relatou o juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto, secretário executivo da UIJLP, que também representou a AMB no encontro, os participantes apresentaram relatórios do atual cenário do Poder Judiciário nos respectivos países representandos. Ficou estabelecido, ainda, o retorno da Associação Sindical Cabo-verdianos à UIJLP e a designação de Portugal como sede da próxima assembleia geral no final do ano de 2022.

SEDIMENTAÇÃO DA UIJLP

Presidente da UIJLP, o juiz moçambicano Carlos Pedro Mondlane também destacou a adesão da Associação Sindical Cabo-verdiana. Acrescentou sobre a importância de associações nacionais terem apresentados relatórios relacionados aos respectivos Judiciários e, ainda, sobre a assembleia geral marcada para o próximo ano em Lisboa (Portugal). “A assembleia deste ano permitiu que a UIJLP tomasse conhecimento das atividades realizadas pelas associações nacionais. Todas as associações falaram dos problemas que enfrentam, de valores adquiridos e como, de modo geral, poderão se afirmar como entidades fortes e únicas para superação dos problemas que hoje o Judiciário tem enfrentado. No final ficou assente a necessidade de maior entrosamento entre as associações. Esperamos que a próxima assembleia geral, que acontece no ano de 2022, seja o ano da sedimentação por excelência da UIJLP.

Participaram da assembleia geral magistrados e magistradas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Rua Ivone Silva, nº 6, Lote 4 , 19º Dtº do Edifício Arcis - Lisboa - Portugal