Conselho Executivo da UIJLP delibera, em videoconferência, assuntos de interesse dos juízes lusófonos

Assesoria de Comunicação, 05.06.2020

Com importantes assuntos à apreciação, pela primeira vez em sua história o Conselho Executivo da União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP) fez reunião por videoconferência, nesta sexta-feira, dia 5 de junho de 2020.

Participaram da reunião, cada qual em seu país, o presidente do Conselho Executivo, Carlos Pedro Mondlane (Moçambique), o Secretário-executivo, Geraldo Dutra de Andrade Neto (Brasil), o tesoureiro Pedro Miguel Vieira (Portugal) e a vogal Noêmia Nhone Gomes (Guiné-Bissau).

Em pauta, os magistrados debateram a divulgação da UIJLP em redes sociais e consequentes ferramentas a dinamizar e propagar a divulgação das atividades da União e dos judiciários dos países membros, práticas adotadas de forma destacada na atual gestão. Tratou-se, ainda, da formação continuada de magistrados no âmbito da entidade por meio de plataformas de educação à distância, da adoção de palestras por transmissão via internet, incluindo o debate de temas relacionados ao impacto da COVID-19 nos judiciários dos países de expressão em língua portuguesa e do apoio de apoio, por parte da UIJLP, às iniciativas de proteção e manutenção da democracia e da independência dos juízes dos países com representatividade na entidade.

O Presidente Carlos Pedro Mondlane comentou que “a reunião foi muito produtiva e passará a ocorrer ao menos bimestralmente”.

A União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP) é a entidade internacional que congrega exclusivamente as associações de caráter nacional de juízes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A atual gestão foi eleita para o triênio na Assembleia Geral da entidade, realizada em Bissau, Guiné-Bissau, em 1º de novembro de 2019.

Rua Ivone Silva, nº 6, Lote 4 , 19º Dtº do Edifício Arcis - Lisboa - Portugal